Fazer a manutenção preventiva do ar condicionado é cuidar da saúde!

12 Passos diante de uma crise no negócio
agosto 2, 2018
Dicas de recreação para seus filhos nas férias
dezembro 14, 2018

Fazer a manutenção preventiva do ar condicionado é cuidar da saúde!

Você sabia que os aparelhos de ar condicionado apresentam sérios riscos de saúde após um tempo sem uso ou sem manutenção?

O verão está chegando e as temperaturas estão aumentando! Por isso, chegou o momento de conferir algumas dicas sobre manutenção dos nossos aparelhos de ar condicionado para nossa casa ou empresa.

O Indikado Adriano, da empresa Maresia Ar Condicionado e Refrigeração explica que a poeira acumulada no aparelho volta para o ar à medida que o condicionador é usado. Existe um risco biológico, pois o aparelho muito tempo parado pode conter fungos, bactérias e outros poluentes causando problemas alérgicos, além de dores de cabeça e pele ressecada.

A manutenção preventiva periódica é o melhor método para manter o ar em boas condições e sem riscos para a saúde. Adriano recomenda fazer a higienização do ar condicionado, no mínimo, uma vez ao ano.

O preço médio da visita do técnico de refrigeração para realizar o serviço de manutenção preventiva e corretiva, com troca de gás é de R$ 180,00 na região, para aparelhos residenciais. Nós, do Indika Betel, recomendamos que aproveite a mesma visita para fechar um pacote para todos os aparelhos da sua casa ou empresa.

 

Caso esteja pensando em instalar um aparelho novo, saiba que é possível ser enganado ou prejudicado por prestadores que utilizam de má fé ou que prestam um serviço de pouca qualidade. Para não ter dor de cabeça na contratação, sempre procure por indicações e por empresas credenciadas pelo fabricante.

Existem alguns perigos que não podem ser ignorados na instalação ou manutenção de aparelhos. Na instalação de uma unidade residencial, existe risco de choque elétrico e de queda de altura; e na instalação comercial, os vapores dos gases (risco químico) e até de explosão, na caso de solda. Por isso, é recomendável o uso correto de EPIs e o treinamento nas normas NR-10, NR-33 além da experiência no ramo.

E para quem busca uma dica para prevenir riscos de saúde causados pelo ar condicionado de veículos, fique atento às dicas a seguir!

No caso de automóveis, devemos higienizar o ar periodicamente, de preferência a cada 6 meses, trocando também os filtros de ar. E uma outra dica é para fazer de vez em quando, principalmente quando se usa o ar condicionado continuamente. Após o uso do carro,  ainda com o motor quente, ligar o ar na potência máxima em modo de aquecimento por uns 3 minutos ou mais. Este procedimento vai eliminar a umidade e literalmente queimar os microrganismos que possam estar presentes no interior dos dutos de ventilação do veículo, bem como no interior todo do carro.

Esperamos que tenha relembrado ou aprendido algo neste artigo. Até a próxima!